Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 1ª Cia Inf Gd
Início do conteúdo da página

1ª Cia Inf Gd

1ª Cia Inf Gd Vanguardeira 

  O nome da companhia é uma homenagem ao batalhão "Vanguardeiro", que fazia parte da 3° Divisão de Exército Imperial comandada pelo Brigadeiro Sampaio na Guerra da tríplice aliança. A subunidade carrega esse nome por ser a companhia que pode ser vista pelo lado de fora, sendo a vanguarda do batalhão. A 1ª CIA Inf Gd originou-se da 6ª CIA que veio do RJ juntamente com as outras 3 companhias de infantaria de guarda. 

 

             

Composição

  Inicialmente, a primeira companhia era composta por quatro pelotões, mas no ano de 2019 parte do quarto pelotão (carcará) foi desmembrado, sendo fundido ao primeiro pelotão (também conhecido como Pe Lopes. No final desse mesmo ano, o primeiro pelotão foi rebatizado de Carcará. Atualmente, a Cia é composta por três pelotões: Carcará, Falcão e Chacal.

Símbolo da Companhia

  O símbolo da 1ª CIA Inf Gd é representado por uma águia, onde a águia foi escolhida por representar a rápida prontidão da CIA a qualquer missão que apareça, a águia também é caracterizada por ser uma predadora que significa que não teme a ninguém, mostrando que a companhia mantém sua fé na missão a todo custo, sem se preocupar com qualquer tipo de adversidade, outro ponto importante a ser destacado sobre esta ave é a sua incrível capacidade de perceptibilidade e escolha, sendo caracterizada por escolher na maioria das vezes os militares de melhor aptidão profissional e esportiva, possuindo diversos troféus de competições diversas, tanto interno como externo ao batalhão.

Missões

- Guardar as principais instalações do Governo Federal e do Comando do Exército, na capital da República;
- Participar do Cerimonial Militar da Presidência da Republica e prestar as honras militares às autoridades nacionais e estrangeiras na Capital Federal;
- Participar de operações de Garantia da Lei e da Ordem, conduzidas pelo Comando Militar do Planalto.

 

 

 

Fim do conteúdo da página