Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2ª Cia Inf Gd
Início do conteúdo da página

2ª Cia Inf Gd

 

2ª Cia Inf Gd Couraçada

   O nome couraçada foi dado por Caxias, couraçada é a peça metálica que protege o ponto vital da embarcação, esse nome se encaixa na companhia, pois foi a principal peça de manobra utilizada pelo Batalhão do Imperador na Campanha de Cisplatina em 1824.

 

                                    

 

Composição

   A 2ª CIA Inf Gd é composta por três pelotões: Carcará, Caveira e Kimera. É importante destacar que havia também o quarto pelotão que era conhecido como Montanha, que foi dissolvido no ano de 2019. A companhia é composta, em sua maioria, pelo efetivo variável.

Símbolo da Companhia

   A subunidade já teve diversos símbolos, atualmente o símbolo principal que é o número 2 evolvendo o símbolo do Planalto. Carregando o significado da proteção do planalto já o antigo símbolo, consistia em um escorpião junto a um guerrilheiro dividindo o mesmo corpo, significando o perigo, a resistência e a couraça do animal juntamente com a garra e inteligência do guerrilheiro.

Missões

- Guardar as principais instalações do Governo Federal e do Comando do Exército, na capital da República; 
- Participar do Cerimonial Militar da Presidência da Republica e prestar as honras militares às autoridades nacionais e estrangeiras na Capital Federal;
- Participar de operações de Garantia da Lei e da Ordem, conduzidas pelo Comando Militar do Planalto.

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página