Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 3ª Cia Inf Gd
Início do conteúdo da página

3ª Cia Inf Gd

3ª Cia Inf Gd Treme Terra

   O nome da CIA é uma homenagem ao batalhão “Treme-Terra”, que fazia parte da 3° Divisão de Exército Imperial comandada pelo Brigadeiro Sampaio na Guerra da tríplice aliança. Seu nome inicial era “Brasa“ devido a Marcha do Soldado Brasa que desde o princípio foi referência para a criação do nome da subunidade, entretanto logo depois foi alterado para “Treme Terra”.

 

                      

 

Composição

    Atualmente, a subunidade é composta por três pelotões: Velame, Caveira e Treme Carcaça. Antes de 2019, o primeiro pelotão era conhecido como Chacal e havia um quarto pelotão chamado Manitu. A composição majoritária da Cia é de militares do efetivo variável.

Símbolo da Companhia

    O atual símbolo da subunidade é a onça que faz referência aos famosos “guerra na selva”. O intuito de o símbolo ser a onça é para mostrar a destreza da subunidade e as principais qualidades da onça como, por exemplo, a superioridade quando em conjunto assim como a subunidade.

      O antigo símbolo da subunidade era um Demônio com tridente que fazia a alusão a personificação da ganância presente na companhia que era muito parecida com o espírito de cumprimento de missão. O tridente fazia alusão aos três principais pelotões presentes na companhia que eram sempre a arma principal da companhia.

MISSÕES 

- Guardar as principais instalações do Governo Federal e do Comando do Exército, na capital da República;
- Participar do Cerimonial Militar da Presidência da Republica e prestar as honras militares às autoridades nacionais e estrangeiras na Capital Federal;
- Participar de operações de Garantia da Lei e da Ordem, conduzidas pelo Comando Militar do Planalto.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página