3ª Cia Inf Gd
3ª Cia Inf Gd Treme Terra
O nome da CIA é uma homenagem ao batalhão “Treme-Terra”, que fazia parte da 3° Divisão de Exército Imperial comandada pelo Brigadeiro Sampaio na Guerra da tríplice aliança. Seu nome inicial era “Brasa“ devido a Marcha do Soldado Brasa que desde o princípio foi referência para a criação do nome da subunidade, entretanto logo depois foi alterado para “Treme Terra”.
Composição
Atualmente, a subunidade é composta por três pelotões: Velame, Caveira e Treme Carcaça. Antes de 2019, o primeiro pelotão era conhecido como Chacal e havia um quarto pelotão chamado Manitu. A composição majoritária da Cia é de militares do efetivo variável.
Símbolo da Companhia
O atual símbolo da subunidade é a onça que faz referência aos famosos “guerra na selva”. O intuito de o símbolo ser a onça é para mostrar a destreza da subunidade e as principais qualidades da onça como, por exemplo, a superioridade quando em conjunto assim como a subunidade.
O antigo símbolo da subunidade era um Demônio com tridente que fazia a alusão a personificação da ganância presente na companhia que era muito parecida com o espírito de cumprimento de missão. O tridente fazia alusão aos três principais pelotões presentes na companhia que eram sempre a arma principal da companhia.
MISSÕES
- Guardar as principais instalações do Governo Federal e do Comando do Exército, na capital da República;
- Participar do Cerimonial Militar da Presidência da Republica e prestar as honras militares às autoridades nacionais e estrangeiras na Capital Federal;
- Participar de operações de Garantia da Lei e da Ordem, conduzidas pelo Comando Militar do Planalto.