Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cursos e estágios

ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO E SERVIÇO

                O Estágio de Adaptação e Serviço é destinado a médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários de ambos os sexos, tendo como objetivo adaptar os estagiários à vida militar e habilitá-los à inclusão no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército.

                O Estágio tem duração de 12 (doze) meses, divididos em duas fases, sendo que a primeira fase, com duração de 45 (quarenta e cinco) dias, visa a adaptar os estagiários às normas e procedimentos da vida militar. A segunda fase, com duração de 10 (dez) meses, destina-se à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais, já nas respectivas organizações militares para as quais os estagiários e estagiárias forem convocados.

 

ESTÁGIO DE MOTOCICLISTA MILITAR E BATEDOR

                O Estágio de Motociclista Militar e Batedor é destinado aos oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Forças Auxiliares, em caráter voluntário, tendo como objetivo capacitar o instruendo para o desempenho da função de batedor de escolta de motocicletas, por meio do desenvolvimento das habilidades e atributos inerentes à atividade.

                O Estágio tem duração de 46 (quarenta e seis) dias, sendo composto de quatro módulos: mecânica, técnicas de pilotagem, autódromo (pista de velocidade) e técnicas de escolta.

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS TEMPORÁRIOS

                O Curso de Formação de Sargentos Temporários realizado no BGP é destinado aos cabos e soldados que concluíram com aproveitamento o Curso de Formação de Cabos, e tem como objetivo formar o sargento combatente temporário, habilitando-o a ocupar cargos de terceiro-sargento da qualificação militar de Infantaria que não exijam habilitação especial. O curso proporciona ao terceiro-sargento combatente temporário a iniciação e o treinamento indispensável para o desempenho da função de instrutor/monitor de tropa e a capacitação para o comando de pequenas frações.

                O Curso tem duração de 21 (vinte e uma) semanas divididas em duas fases, sendo que a primeira fase, com duração de 9 (nove) semanas, destina-se ao preparo técnico-profissional, e a segunda fase, com duração de 12 (doze) semanas, destina-se à aplicação dos conhecimentos.

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS

                O Curso de Formação de Cabos realizado no BGP é destinado aos soldados do Exército Brasileiro e tem por objetivo formar o cabo, habilitando-o a ocupar cargos previstos em uma determinada qualificação militar existente no BGP. Proporciona também condições para o estabelecimento de vínculos de liderança entre comandantes e comandados no nível cabos e soldados.

                O Curso tem duração de 10 (dez) semanas divididas em duas fases, sendo a primeira fase, com duração de 3 (três) semanas, voltada para instrução comum a todos os estagiários, e a segunda fase, com duração de 7 (sete) semanas, destinada à formação peculiar dentro de cada qualificação militar prevista.

                                                                        

 

 

Fim do conteúdo da página