Solenidade do Dia do Soldado na Guarnição de Brasília
Encerrando com chave de ouro as comemorações da Semana do Soldado, o Batalhão da Guarda Presidencial - "Batalhão Duque de Caxias" participou, no dia 25 de agosto, da Cerimônia do Dia do Soldado na Guarnição de Brasília, realizada no Quartel-General do Exército. A data magna do Exército, que homenageia o nascimento do seu patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, tem especial significado para os granadeiros do BGP, já que Caxias serviu na unidade entre 1823 e 1831, de tenente a major, chegando a Subcomandante da Unidade.
O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e do Comandante do Exército, Gen Villas Bôas, além de várias outras autoridades civis e militares.
O Comandante do BGP, Coronel Cinelli, comandou a guarda de honra para o Ministro da Defesa e enquadrou todas as demais tropas participantes (BPEB, 32ºGAC, 1ºRCGd e 11ºGAAAe).
Durante a solenidade, organizações militares, personalidades civis e militares foram agraciadas com as medalhas Exército Brasileiro e do Pacificador, condecorações concedidas àqueles que se destacaram no exercício de suas funções ou por relevantes serviços prestados à Força Terrestre.
Ao término da Solenidade, e cumprindo uma meta estabelecida pelo Comandante do Exército, a Banda Marcial do Exército apresentou-se pela primeira vez ao seu Comandante, encantando a todos com sua vibrante melodia e cadenciadas evoluções. A missão de criação e estruturação da Banda Marcial foi atribuída ao Comando Militar do Planalto, que por sua vez designou como gestor do projeto o Batalhão da Guarda Presidencial.
Fotos: Sd Rafael