Passagem de Comando
No dia 13 de dezembro de 2016, ocorreu a Passagem de Comando do Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias”, do Coronel de Infantaria Carlos Frederico Gomes Cinelli para o Tenente-Coronel de Infantaria Fabiano Augusto Cunha da Silva.
A inauguração do retrato do comandante sucedido marcou a primeira atividade da cerimônia. Na ocasião, o Coronel Cinelli recebeu a insígnia que tremulou no mastro da unidade durante seu comando e o distintivo de comando dourado. Ao Tenente-Coronel Fabiano, foi-lhe entregue o “Facão Pioneiro Lobo Guará” que representa o pioneirismo da “Missão Cruls” e é ostentado pelos comandantes das Organizações Militares do Comando Militar do Planalto.
No Pátio Adhemar da Costa Machado, o General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto, presidiu a transmissão do cargo. Os Oficiais Generais Manoel de Jesus e Silva, Álvaro Henrique Vianna de Moraes, Albery Santini, Haroldo Assad Carneiro e Elias Rodrigues Martins Filho, e o Coronel Pedro Celso Coelho Montenegro, eternos comandantes do Batalhão da Guarda Presidencial, encontravam-se em lugar de destaque no momento em que as espadas foram abatidas.
A solenidade militar foi prestigiada por autoridades civis e militares, parentes e amigos dos comandantes sucedido e sucessor, e por aqueles que são guardiões dos valores cultuados pelos granadeiros, os veteranos do Batalhão da Saudade.
Fotos: Sd Vanizio