04/08/2019 - Troca da Bandeira Nacional
Brasília (DF) – Na data de 4 de agosto de 2019 (domingo), foi realizada a troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A cerimônia mensal é organizada em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal, conforme Decreto nº 14.331 de 04 de novembro de 1992. Neste mês, o evento foi coordenado pelo Exército Brasileiro, com participação especial da tropa e banda do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).
Antes da cerimônia, houve uma apresentação da Banda Marcial do Exército. O público que esteve presente na Praça dos Três Poderes cantou o Hino Nacional, além de assistir à salva de 21 tiros de canhão. A bandeira substituída desceu ao som do Hino à Bandeira entoado pela tropa e presentes à solenidade.
Muitos equipamentos utilizados pelo Exército Brasileiro ficaram em exposição sobre o gramado ao fundo do Congresso Nacional, além de cães de guerra, viaturas diversas e equipamentos utilizados no combate.
A cerimônia foi presidida pelo General de Exército Claudio Coscia Moura, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, e contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Pavilhão Nacional – A bandeira hasteada no coração de Brasília tem 286 metros quadrados e fica a 100 m do chão. Ela é presa por 24 hastes de metal que significam o diálogo e a convergência entre as unidades da Federação e os três poderes da República. Na base do mastro está escrita a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria”.
A Guarda morre, mas não se rende!
Fotos: Sd Gregório e Sd Marcos.