4/12/2019 - Passagem do Cargo de Adjunto de Comando
Brasília (DF) – No dia 4 de dezembro, o Batalhão da Guarda Presidencial, “Batalhão Duque de Caxias”, realizou a cerimônia de transmissão do cargo de Adjunto de Comando, no Pátio General Adhemar da Costa Machado. Na solenidade, o Subtenente Marcelo Aprígio dos Santos transmitiu o cargo ao Subtenente Ronaldo Ferreira da Silva, em formatura presidida pelo Tenente Coronel Pedro Aires Pereira Junior, Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial.
Ao ser nomeado Adjunto de Comando do Batalhão da Guarda Presidencial, o ST R Silva desempenhava a função de Encarregado do Setor de Pagamento de Pessoal do Batalhão. Natural de Recife-PE, ingressou no Exército em 5 de fevereiro de 1996, na Escola de Sargento das Armas, na cidade de Três Corações-MG.
O cargo de Adjunto de Comando foi criado pela Portaria Nº 103, do Estado-Maior do Exército, de 22 de maio de 2015. Sua finalidade é distinguir o subtenente ou primeiro-sargento que possui destacada liderança, reconhecida competência e perfeita conduta pessoal. Seu papel principal é ser o divulgador da ética e dos valores militares, bem como ser o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças. A assessoria ao comando das organizações militares em assuntos de interesse de praças é o foco de suas atividades.
“Uma vez granadeiro, sempre granadeiro!”
Fotos: Sd Gregório