Passagem de Comando do Batalhão da Guarda Presidencial
Brasília (DF) – No dia 11 de dezembro de 2020, ocorreu a Passagem de Comando do Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias”, do Coronel de Infantaria Pedro Aires Pereira Junior para o Tenente-Coronel de Infantaria Paulo Jorge Fernandes da Hora.
A inauguração do retrato do comandante sucedido marcou a primeira atividade da cerimônia. Na ocasião, o Coronel Aires recebeu o granadeiro que é o símbolo da unidade e o distintivo de comando dourado. Ao Tenente-Coronel Fernandes, foi-lhe entregue o “Facão Pioneiro Lobo Guará” que representa o pioneirismo da “Missão Cruls” e é ostentado pelos comandantes das Organizações Militares do Comando Militar do Planalto.
No Pátio Gen Adhemar da Costa Machado, o General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, Comandante Militar do Planalto, presidiu a transmissão do cargo. Os antigos comandantes do Batalhão da Guarda Presidencial, Coronel Carlos Frederico Gomes Cinelli e Coronel Fabiano Augusto Cunha da Silva, encontravam-se em lugar de destaque no momento em que as espadas foram abatidas.
.
“Uma vez granadeiro, sempre granadeiro!”
Fotos: Sd Gregorio, Sd Neres.