Juramento do uniforme histórico de Oficiais
Brasília (DF) –— No dia 24 de março, os oficiais recém-transferidos para o Batalhão da Guarda Presidencial “Batalhão Duque de Caxias”, realizaram o tradicional juramento do uniforme histórico. A solenidade foi realizada no Salão de Honra e presidida pelo Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora.
O uniforme histórico do Batalhão da Guarda Presidencial foi aprovado pelo Decreto nº 24.701, de 12 de julho 1934, no qual ficou estabelecido que o uniforme deveria recordar as tradições da Infantaria Brasileira dos tempos da independência e das primeiras revoluções republicanas. À época de sua criação, possuía duas versões: uniforme de gala para inverno (gala azul) e uniforme de gala para verão (gala branca, atualmente bege).
Aqueles que têm o orgulho de envergar os uniformes históricos do Batalhão da Guarda Presidencial são denominados granadeiros, legítimos herdeiros das tradições do Batalhão do Imperador e do Duque de Caxias, seu primeiro Porta–Estandarte.
Os granadeiros, envergando seus uniformes históricos, têm a nobre missão de representar o Exército Brasileiro em solenidades para autoridades nacionais e estrangeiras.
A Guarda morre, mas não se rende!
Fotos: Cb Gregório