Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Passagem de Comando da Banda Cerimonial
Início do conteúdo da página

Passagem de Comando da Banda Cerimonial

 

  • Criado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 00h00

   

 

O Batalhão da Guarda Presidencial “Batalhão Duque De Caxias”, realizou, no dia 31 de março, a cerimônia de passagem da função de Regente e Mestre da Banda de Música do Cerimonial, em virtude da passagem para a reserva remunerada do, então Regente, Capitão QAO Manuel Nunes Ferreira, que deixou o Serviço Ativo do Exército a contar de 31 de março de 2021.

Desta forma, o Comandante do BGP resolveu designar para a função de Regente e Mestre da Banda de Música do Cerimonial, o 1º Tenente QAO Gileno Silva Ferreira.

Trajando os tradicionais uniformes históricos, o Comandante do Batalhão acompanhado dos regentes sucedido e sucessor, ocuparam os locais em destaque, à frente da Banda de Música perfilada, para a transmissão do cargo.

Nos tempos do Império, D. Pedro I, em 18 de janeiro de 1823, criou o Batalhão do Imperador o qual deu origem ao atual Batalhão da Guarda Presidencial. Neste contexto, a Banda de Música do Cerimonial tem atuação singular no âmbito nacional, pois se caracteriza por cumprir missões especificas, tais como: recepcionar e prestar honras às autoridades das Nações Amigas em visita oficial aos Palácios do Planalto, Itamaraty e nas Embaixadas; apoiar os eventos das Organizações Militares da Guarnição de Brasília; e ser a ligação entre o Exército Brasileiro e a sociedade do Distrito Federal e de outros Estados da Federação.

A Banda de Música do BGP tem hoje um efetivo previsto de 93 militares músicos, entre Oficial, Subtenentes, Sargentos e Cabos; possui uma excelente equipe de corneteiros composto por Sargentos, Cabos e Soldados; sendo precursora na criação do reconhecido Grupo de Gaitas de Foles e Tambores que teve como Gaiteiro-Mor o 1º Sargento Gileno, no ano de 2008.

Ao final do evento, a Banda de Música do Cerimonial e a Banda Marcial do Exército desfilaram em continência ao Comandante do Batalhão e em homenagem aos regentes sucessor e sucedido.

Banda de Música: a alma da tropa!

Uma vez granadeiro, sempre granadeiro!

 

 
 

  
 

 

 

A Guarda morre, mas não se rende! 

 

Fotos: Sd De Sousa e Sd Kamino

registrado em:
Fim do conteúdo da página