No BGP, Comando Militar do Planalto celebra o Dia da Vitória
O Batalhão da Guarda Presidencial “Batalhão Duque de Caxias”, sediou, no dia 7 de maio, a solenidade alusiva ao Dia da Vitória, a cargo do Comando Militar do Planalto (CMP).
Seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19, a cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do CMP, Coronel Cláudio Alexandre de Almeida Freitas.
Tropas das Organizações Militares do CMP fizeram-se presentes no Pátio General Adhemar da Costa Machado, sendo: o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas; o 32º Grupo de Artilharia de Campanha; o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília; além do Batalhão da Guarda Presidencial.
O dia 8 de maio de 1945 tornou-se mundialmente conhecido e celebrado por marcar o fim da Segunda Guerra Mundial, registrado pelo momento histórico da rendição incondicional da Alemanha nazista aos países aliados que derrotaram as forças do eixo Berlim-Roma-Tóquio. Era a vitória da democracia e da liberdade sobre a tirania opressora que configurou um dos maiores conflitos da história da humanidade.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), formada por cerca de 25 mil jovens combatentes oriundos de diversas regiões do País, atuou de forma decisiva no teatro de operações na Itália. Com inegável determinação e bravura, o soldado brasileiro marcou a nossa exitosa participação no conflito, enfrentando obstáculos de toda ordem, como o terreno desfavorável, o inverno rigoroso e um inimigo intrépido, destemido e disciplinado.
Ao celebrar os 76 anos do Dia da Vitória, lembremos também da herança e do legado deixados por aqueles que perderam as suas vidas a serviço do País, concedendo às gerações de hoje e de amanhã um inestimável exemplo de valores e virtudes empregados na preservação da democracia.
A eles, o nosso eterno reconhecimento e gratidão.
Uma vez Granadeiro, sempre Granadeiro!
A Guarda morre, mas não se rende!
Fotos: Sd Kamino