NPOR - Operação Aspirante Francisco Mega
O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Batalhão da Guarda Presidencial (NPOR/BGP) conduziu, no período de 17 a 21 de maio, a Operação Aspirante Francisco Mega.
A atividade coroa o Período Básico de Instruções e homenageia o infante Aspirante Mega, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que tombou em combate em 14 de abril de 1945, durante a tomada de Montese-Itália, na 2ª Guerra Mundial.
Na Operação foram realizadas atividades intensas de campanha e de desenvolvimento das competências básicas de um LÍDER, exigindo persistência, dedicação, companheirismo e vontade de vencer dos Alunos para suportar o desconforto e a fadiga.
A Equipe de Coordenação e Instrução do NPOR conduziu treinamentos de aplicação de técnicas militares básicas, individuais e coletivas, tais como: marcha de 12 km, progressão em terreno inimigo simulado, estudo do ambiente operacional e do seu valor militar, orientação com a utilização de bússola e cartas topográficas e transporte de feridos.
O exercício no terreno foi finalizado com a apresentação e prática de técnicas especiais de sobrevivência, como obtenção de água, fogo e alimentos de origem vegetal e animal, além da preparação de armadilhas improvisadas.
Seguindo as mais caras tradições da Infantaria, os Alunos deram mais um importante passo para alcançar a tão sonhada estrela de Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro. Além disso, conquistaram o direito de ostentar o braçal do BGP e a boina azul-ferrete.
NPOR/BGP: aqui são forjados os Oficiais Combatentes de Infantaria!
Uma vez Granadeiro, sempre Granadeiro!
A Guarda morre, mas não se rende!
Fotos: Sd Batista, Sd Kamino