Inauguração do Espaço Sgt Max Wolff Filho
O Batalhão da Guarda Presidencial inaugurou, em 30 de julho, o Espaço Sgt Max Wolff Filho, localizado no refeitório dos Subtenentes e Sargentos.
Composto por dezesseis painéis dispostos de forma cronológica que retratam a trajetória da Força Expedicionária Brasileira, desde a sua criação, em novembro de 1943; passando pelo desembarque em solo estrangeiro, em 16 de julho de 1944; a preparação da tropa e as Batalhas travadas no teatro de operações na Itália; e, por fim, o retorno à Pátria Amada. Há, também, uma área destinada à leitura, exibição de documentários e filmes da 2ª Guerra Mundial.
O Espaço busca homenagear o herói 1º Sgt Max Wolff Filho, o qual liderou, com êxito, mais de 30 patrulhas em áreas de batalha. Sua última missão foi no dia 12 de abril de 1945 na região de Montese, a denominada “terra de ninguém”. O Sargento Wolff foi voluntário para comandar a patrulha de reconhecimento. Nessa missão, foi fatalmente atingido por uma rajada de metralhadora alemã na altura do peito, vindo a falecer no local devido aos graves ferimentos.
O Batalhão da Guarda Presidencial, através do Espaço Sgt Max Wolff Filho, visa manter viva a memória dos heróis que tombaram lutando pelo ideal da liberdade, bem como aqueles que retornaram ao solo pátrio com a certeza do dever cumprido.
Para os heróis que não regressaram e que dormem o sono tranquilo dos bravos, o reconhecimento e a profunda admiração daqueles que amam as virtudes, repetindo os versos do imortal Camões:
“Cá durará de ti perpetuamente.
A fama, a glória, o nome e a saudade”.
A Guarda morre, mas não se rende!
Foto: Sd Kamino e Sd De Sousa.